quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O problema do bulliyng

"Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar". A versão digital desse tipo de comportamento é chamada de cyberbullying, quando as ameaças são propagadas pelo meio virtual.
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E todo ambiente escolar pode apresentar esse problema."
Fonte: Revista Nova Escola agosto 2009

Pergunta-se: Em sua opinião, como fazer para lidar e acabar com o bullying na escola?

66 comentários:

  1. Na minha opinião, a primeira atitude a ser tomada é comunicar aos pais dessas crianças, para que eles possam auxiliar a escola para que sejam tomadas as devidas providências. Com o apoio da família os problemas escolares se tornam mais fáceis de serem resolvidos.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  2. A primeira mudança precisa acontecer no ambiente onde o aluno vive. A escola perde força ao tentar orientar e ajudar o aluno quando o mesmo vive em um ambiente violento. Partindo da ideia de que a agressividade faz parte da natureza humana, e não a violência, a união de forças entre família e escola seria o mais indicado para diminuir o bullying.

    ResponderExcluir
  3. Levar as crianças a refletirem sobre os seus direitos e seus deveres impondo a elas um limite para que cresçam sabendo respeitar seus colegas.

    ResponderExcluir
  4. Sempre teve, mais paresse que era mais disfarçado .
    Acho que as escolas deveriam tomar providências , como: colocando cientes os pais desses problemas para que assim poderiam estar ajudando.

    ResponderExcluir
  5. Na escola, muita das vezes, esse problema passa despercebidos pelos professores e funcionários, mas é necessário que estejamos de olho. Se esse problema surgir em nossa escola devemos trabalhar com textos que mostram as consequências do bullying, dialogar, tanto com o aluno atingido quanto com os alunos que praticam o bullying.

    ResponderExcluir
  6. É necessário estar orientando os alunos sobre o assunto e deixar claro a eles o quanto o respeito ao próximo é importante.

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, o bullying tem que ser trabalhado desde a educação infantil, pois no início fica mais fácil de ser controlado. Os pais também tem que fazer a sua parte, pois a familia é a pedra fundamental para o desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  8. O bullying realmente pode afetar o comportamento de uma pessoal pelo resto da vida, apelidos pejorativos , brincadeiras depreciativas, afetam a auto estima da pessoa, levando-a a depressão e a tristeza .É interessante também que a criança que sofre este tipo de agressão tende a repetir no futuro o mesmo tipo de comportamento. Este problema deve ser tratado com mais seriedade e compatido pelos educadores e pela sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O bullying afeta de tal maneira a vida do estudante, que não é raro ouvir depoimentos de pessoas, hoje adultas, que abandonaram os estudos quando criança por causa dos constrangimentos sofridos na escola por parte dos colegas.
    Acredito que a única forma de inibir essa prática é uma parceria da família e da escola com práticas socio-educativas resgatando o respeito ao próximo e tomando medidas mais eficientes na repreensão dos alunos que discriminam e perseguem os colegas por quaisquer motivos.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião o bulliyng na escola deveria ser tratado com muito cuidado, pois pode bloquear ou limitar a ação docente e discente. Entretanto é importante observar, notar, o limite de uma simples brincadeira com esse comportmento patológico que, as vezes, passa despercebido.A concietização sobre o respeito em relação as diferenças socias, raciais, sexuais, religiosas e culturais, ao meu ver, poderia ser pilares na construção de um convívio mais harmônico e sadio.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente é necessário a orientação dos pais para que a criança não tende a ofender o colega nem de maneira grosseira ,pois é daí que pode surgir o bulling.ensinar que é preciso respeitar para ser respeitado.Na Escola seria conveniente trabalhar a ética e cidadania para que tal problema seja evitado.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Goretti disse...

    O bulling é um dos problemas mais sérios. Os problemas causados na vítima, são irreversíveis. Acredito que para tentar minimizar o problema é realizar um sério trabalho com os pais e com os alunos.

    ResponderExcluir
  14. O bulliyng é um problema sério não só no ambiente escolar como também no cotidiano de todas as pessoas. Penso que para minimizar esse problema devemos trabalhar o psicológico das pessoas para que não tomem atitudes draśticas como a violência. Devemos agir com naturalidade para que a pessoa que estiver praticando o bulliyng possa perder a graça e dessa forma seguir a vida naturalmente.

    ResponderExcluir
  15. O ideal é a prevenção, se a escola se preocupar e agir a favor do não ao Bulling, as crianças se tornam mais amáveis umas com as outras. Claro que se o probloema já existe, medidas deverão ser tomadas para acabar com o mal, porém isso só não basta, o trabalho de conscientização deve ser constante.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde,

    O bulling, necssariamente precisa ser tratado pelos educandos com atitudes que promovam a conscientização e igualdade perante a sociedade. Trabalhar a consicentização com aulas que demonstrem que ser diferente é algo comum.Pois aceitar o próximo com ele é já um grande passao para a igualdade.

    ResponderExcluir
  17. Este assunto é muito delicado, acho que tem que ser trabalhado desde a educação infantil, pois depois de adolescentes fica mais difícil trabalhar este assunto. Bulling sempre existiu e sempre vai existir. Cabe muito aos pais ensinarem conceitos como respeito, educação, cidadania,etc...

    ResponderExcluir
  18. O bulling é um problema sério e deve ser tratado com muito cuidado. Acredito que a unica forma de inibir essa prática é uma parceria entre escola e família com práticas socio educativas.

    ResponderExcluir
  19. O Bullying pode ocorrer em qualquer escola, e por isso, os educadores devem ficar atentos e cortar qualquer iniciativa que se apresente. Outro método que pode ser utilizadao é a conscientização dos alunos, mostrando a eles que o bullying pode causar traumas na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Realizar projetos com o tema envolvendo todos profissionais da escola, fazer intervençoes para solucionar os problemas juntamente com a direçao, e profissionais competentes para uma conversa explanando o problema serio que pode acarretar na vida de quem esta passando por bulling e que venha refletir na sociedade.

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião o bullying tem que ser trabalhado desde a educação infantil. Com apoio da família os problemas escolares se tornam mais fáceis de serem resolvidos.

    ResponderExcluir
  22. Bulling um assunto muito sério a ser tratado nas escolas. No meu ponto de vista o asunto deve ser estudado primeiramente pelos professores especialistas e direção da escola para depois ser tratado com os alunos. è um assunto que deve ser trabalhado com os alunos mostrando - lhes a importãncia do respeito um para com os outros. Devemos trabalhar com eles principalmente os valores e respeito mutuo uns com os outros.
    Fiz o projeto na minha escola e deu ótimos resultados.
    keity
    Perdões

    ResponderExcluir
  23. Devemos conscientizar os alunos de que o respeito uns com os outros é necessário para que a violência naõ seja necessária,buscndo a cooperação e aunião entre ambos.

    ResponderExcluir
  24. O bulling é um problema sério pode ocorre em qualquer escola,Muitas vezes causando danos irreversível na vida da pessoa. Não somente os professores, como toda a equipe da escola e a família deve combater o bulling.

    ResponderExcluir
  25. é um problema grave, que está presente em todos os tipos de escola, vejo que um pouco desse problema já vem sendo contornado pela exposição da mídia parece que a concientização está sendo maior, e se vê também que um pouco desse retorno se dá por ser um assunto em pauta, mais de qualquer forma, é algo a ser comemorado, pois qualquer tipo de trabalho contra essa prática, ou seja o bulling se torna louvavel.

    ResponderExcluir
  26. O bulling é muito sério, pois uma simples brincadeira pode desencadear um grave e sério problema pra quem faz e pra quem sofre com essas "agressões". Todos nós educadores, diretores e principalmente os alunos temos de nos conscientizar sobre esse grave problema e procurar resolvê-lo da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  27. Nós como educadores não podemos deixar que o bulling continue crescendo nas salas de aula, temos que fazer o máximo para evitar esse tipo de constrangimento.

    ResponderExcluir
  28. Cada vez mais pessoas estão sendo orientadas a respeito do bulling devido a grande enfase nas redes sociais, meios de comunicação, informação, escolas e igrejas. É isto ai vamos juntos combater o bulling...

    ResponderExcluir
  29. O bulling geralmente começa nas escolas por ser um local onde se aglomera várias pessoas e se torna um ambiente próprio para esse mal que vem se alastrando muito nos dias de hoje, para se combater esse mal, os professores por estarem sempre em contato com os alunos devem ficar atentos quanto ao surgimento de qualquer caso e descobrindo algum fato que futuramente vai gerar o bulling, devem orientar os alunos para não constrangir os colegas.

    ResponderExcluir
  30. A primeira atitude a ser tomada é fazer uma reunião com pais e alunos conscientizando -os de o bulling é crime. Os professores ccomo estão mais perto dos alunos durante uma boa parte do tempo, quando eles estão mais juntos com outros individuos, devem estar sempre atentos e alertando-os sobre as consequencias que podem ser graves.

    ResponderExcluir
  31. Não podemos como educadores permitir esse comportamento no ambiente escolar. A melhor forma de lidar, ainda é o diálogo, fazer projetos que envolvam toda a comunidade escolar, tendo como base os valores.

    ResponderExcluir
  32. Tema polêmico que requer sempre reuniões, discussões e projetos para tentar melhorar essas situações constrangedoras as quais alguns alunos são submetidos e que como educadores temos o dever de tentar sanar.

    ResponderExcluir
  33. O bulling está cada vez mais evidente na sociedade. Para amenizar esse problema seria necessário uma conscientização da população.

    ResponderExcluir
  34. Eu acho que não so os professores como também os pais devem estar sempre alertando sobre as consequencias para com quem cometem bulling.

    ResponderExcluir
  35. Devemos alertar os pais e alunos sobre o bulling.Conversar e observar os alunos e mostrar que cada indivíduo é único. Temos de respeitar as diferenças.

    ResponderExcluir
  36. Devemos como educadores,conscientizar nossos alunos e toda a sociedade que nos cerca, através de palestras, filmes,teatro e diálogo sincero mostrando que Deus criou cada ser humano de uma maneira e que todos somos importantes no mundo.

    ResponderExcluir
  37. As escolas devem antes de tudo comunicar aos pais, e estes juntos a escola procurar uma solução que possa conscientizar o aluno de seus atos.

    ResponderExcluir
  38. O bulling é uma prática criminosa que permeiam o nosso meio. Nas escolas, nós como professores, temos a missão de detectar se há ocorrência de bulling e orientar e concientizar os alunos, pais e funcionários da escola a importância de combatê-lo. A conscientização é a melhor forma de comabater o bulling!

    ResponderExcluir
  39. A melhor forma de lidar com o bulling é o diálogo. Para isso podemos envolver toda comunidade escolar com projetos embasando os valores.

    ResponderExcluir
  40. A função social da escola não pode deixar passar despercebida uma situação de bulling.Palestras,projetos devem ser elaborados com o apoio de toda a comunidade escolar, pais e autoridades competentes.

    ResponderExcluir
  41. O melhor é falar com os alunos, fazer palestras,campanhas,eles ficando informados vão saber se defender e ajudar os colegas "vítimas" deste ato criminoso.

    ResponderExcluir
  42. Informacao, conscientizacao e dialogo sao fundamentais para combater essa pratica dentro das escolas.

    ResponderExcluir
  43. Este é realmente um dos problemas mais preocupantes dentro das escolas de hoje.Precisamos alertar os dirigentes e professores e conscientizar os alunos de que se trata de uma agressão que poderá levar à sérios danos psicológicos e emocionais e que qualquer aluno portanto poderá sofrer se não combatermos já.

    ResponderExcluir
  44. É um problema real até na Educação Infantil...Devemos dialogar muito sobre o assunto e conscientizar sobre essa agressão psicológica.

    ResponderExcluir
  45. Este é um problema que todas as escolas geralmente enfrentam,mas cabe a todos os funcionários trabalhar,de uma forma que conscientezem os alunos através de palestras, videos, bate-papos,debates e até teatros.Assim os alunos estarão mais conscientes do que o bulling não faz bem a ninguém.

    ResponderExcluir
  46. O bulliyng deve ser combatido não só na comunidade escolar, mas também dentro de casa. Esta parceria família/escola pode ajudar muito a evitar esse problema que causa grandes transtornos psicológicos aos alunos.A conscientização e o diálogo devem ser constantes para que os alunos aprendam e corrijam este mau hábito que gera tanto sofrimento para suas vítimas.

    ResponderExcluir
  47. Devemos alertar nossos alunos passando videos e sempre conversando com eles sobre o perigo do Bulling. Nada como um bom dialogo!!!

    ResponderExcluir
  48. Este é um problema que vem aumentando nas Escolas.Precisamos ficar em alerta e conscientizar nossos alunados de que se trata de uma agressão a qual resultará em sérias consequências.Vamos acabar com isso.

    ResponderExcluir
  49. Este é um dos grandes problemas que enfrentamos nas escolas hoje.Devemos alertar nossos alunos conversando dialogando bastante com eles, mas também tentar uma parceria com a família para que esse problema seja amenizado.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Devemos conscientizar nossos alunos sobre a gravidade deste problema,isso deve ser feito em parceria com os pais.

    ResponderExcluir
  52. Este é um problema que todos nós devemos pensar numa solução,pois em todos os lugares acontece.

    ResponderExcluir
  53. O Bulling é um tema bastante polêmico e deve ser tratado com bastante cautela nas escolas. Nós professores, devemos ficar atentos para combater esse mal, principalmente dentro da sala de aula. O diálogo é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Nós educadores devemos conscientizar os alunos a respeitar todos os colegas e educadores as suas qualidades e principalmente os "defeitos" humanos e físico que cada um temos.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. O bullying é uma temática com uma roupagem atual, porém antiga conhecida em diversos ambientes, principalmente nas escolas. Creio que a tecnologia além te nos trazer grandes benefícios, trouxe certo nível de desumanização às pessoas. As mesmas estão muitas vezes perdendo o respeito ao próximo, aos seus valores, suas opiniões e idéias. É necessário que busquemos alternativas que possam se tornar eficazes na tentativa de amenizar ou sanar esse problema que causa tantos incômodos.

    ResponderExcluir
  58. Eu acho muito importante trabalhar junto com a família, principalmente os conceitos RESPEITO e LIMITE. Essa conscientização deve ser constante para que esse problema seja resolvido.

    ResponderExcluir
  59. Este problema é mais frequente em escola, na minha opinião o início para se evitar é não deixar que os colegas chamem uns aos outros por apelido desde o primeiro dia de aula.

    ResponderExcluir
  60. Em sala de aula devemos conscientizar nossos alunos através de um trabalho de conscientização e se possível juntamente com o envolvimento da família, levando o aluno a se situar no lugar do colega que sofre Bulling.

    ResponderExcluir
  61. Como os alunos vivem a maior parte de seu tempo na escola onde ficam aglomerados,é preciso muita atenção por parte dos professores onde devem orientar pra mair conscientização.

    ResponderExcluir
  62. Devemos conscientizar os alunos que a pessoa que sofre bullyng carrega para toda sua vida muitos traumas, todos nós temos características diferentes o que não nos torna melhor ou pior que o outro. A escola tem um papel muito importante pq além de ensinar e cumprir outras tarefas, ela também tem a função de socializar os alunos.

    ResponderExcluir
  63. Acredito que para lidar e acabar com o Bulling, todos os profissionais da escola, em especial o professor, que está diretamente envolvido com os alunos, precisa fazer um trabalho continuo de observação e esclarecimento, ensinando seus alunos a respeitar as diferenças e também a valorizar o ser humano.

    ResponderExcluir
  64. O assunto é delicado e precisa ser trabalhado com muito diálogo, principalmente em sala de aula, conscientizando os educandos sobre respeito e que cada um tem seu nome, maneira de ser, o primeiro passo é que não devemos colocar apelidos.

    ResponderExcluir
  65. Devemos trabalhar juntos com as famílias os valores, atráves de um trabalho de conscientização, levando os alunos se respeitar os próximos.

    ResponderExcluir
  66. Na minha sala de aula estava acontecendo bulling,entao resolvi intervir dando expliçaoes que nao deveria acontecer porque devemos respeitar as pessoas como elas sao .

    ResponderExcluir