quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Luciana Saudade


QUEM LÊ INDICA

LUCIANA SAUDADE
Carlos Heitor Cony


Comentário: Gostei dessa história porque conta a vida da adolescente Luciana, que mesmo com todas as dificuldades nunca desistiu de seus sonhos. Sempre batalhou e correu atrás da profissão de cantora."

Aluna que indica:
Nathália de Carvalho Pereira - 14 anos - 9º A - EE Prof. José Monteiro

Amor inteiro para meio-irmão


QUEM LÊ INDICA

AMOR INTEIRO PARA MEIO-IRMÃO
Cristina Agostinho


Leia um trecho:
"- Ah... entendi - Luciana falou, com cara de quem não tinha entendido nada. E ainda quis dar uma de sabichona: - Quer dizer que você ganhou um meio-irmão?" (p. 12)

Comentário: A dúvida de Lelena, a protagonista, em saber se tem um irmão inteiro ou um meio-irmão a faz pensar. Ela só sabe que ama muito o "Alemão"! Esse livro nos trás a emoção de um amor de irmãos.

Aluna que indica:
Shellen - E.E. Prof. José Monteiro - 6º ano A

Amor inteiro para meio-irmão


QUEM LÊ INDICA

AMOR INTEIRO PARA MEIO-IRMÃO Cristina Agostinho
Leia um trecho:
"A caminho da escola Lelena foi pensando. Achava esquisito ter um irmão. Ainda mais com um nove igualzinho do pai. Ia ser uma confusão danada na hora de chamar um e outro. Era preciso, com urgência, bolar um apelido para o nenê." (p.8)

Aluna que indica:
Cecília de Carvalho Pereira - 7 anos - E.M. Cônego Ulisses

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As universidades devem criar cotas para negros?

Sala dos professores

Fórum
Mais de 44% dos brasileiros são afro-descendentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nas universidades, no entanto, esse percentual não se mantém. Dados do Exame Nacional de Cursos mostram que somente 21% dos alunos matriculados no último ano da graduação em 2002 se declararam negros ou pardos.

Será que a criação de cotas para garantir o acesso dos afro-brasileiros ao Ensino Superior ajuda a diminuir essa desigualdade?

Fonte: Revista Nova Escola Janeiro 2003

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O mistério da Cidade-Fantasma


QUEM LÊ INDICA!

O MISTÉRIO DA CIDADE-FANTASMA
Marçal Aquino

Leia um trecho:
"- Gente, acho que fiz uma grande burrada - começou a falar lentamente, meio sem jeito, como se procurasse coragem para dar uma notícia ruim." (8)

Comentário:
Disse Caca, o responsável pela turma de amigos que desceram do ônibus no lugar errado e tinham destino a um acampamento. Mas isso é só o começo de uma aventura que o livro O Mistério da Cidade-Fantasma conta. Depois da leitura desse livro emocionante, sua vida nunca mais será a mesma!!!

Aluna que indica:
Shellen - E.E. Prof. José Monteiro - 6º A
Campo Belo - MG

A fada enfadada


QUEM LÊ INDICA!

A FADA ENFADADA
Marco Túlio Costa


Leia um trecho:
"Vocês acreditam em fadas? Não? Mas elas existem". (4)

Comentário: Este livro conta a história de uma fada, mas, coitado! Se abrir este livro, você estará correndo o risco de se meter numa aventura daquelas. Se tiver coragem, aceite o desafio: abra. Se ela aparecer na sua frente, prepare-se: pode acabar em uma enrrascada.

Aluna que indica:
Sanielle - 5º ano A - E.M. Prefeito João Gibram
Campo Belo - MG

O meu pé de laranja lima


QUEM LÊ INDICA!

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA
José Mauro de Vasconcelos

Leia um trecho:
"-Só assim que eu podia, professora. Lá em casa não tem jardim. Flor custa dinheiro... E eu não queria que a mesa da senhora ficasse sempre de copo vazio. Ela engoliu em seco". (76)

Comentário:
Como nessa frase o menino de 5 anos, Zezé, sempre foi maduro nas suas respostas comoventes e moleque nas atitudes. E esta é a vida real do ator José Mauro de Vasconcelos. Uma vida de altos e baixos, mas por fim tocante!

Aluna Que indica:
Shellen - E.E. Prof. José Monteiro - 6º A
Campo Belo - MG

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

De amora e amor


ALUNO QUE LÊ INDICA!

DE AMORA E AMOR
Elias José

Leia um trecho:
"Um beijo que se eu viver cem anos não vou esquecer. As meninas do Skindô-dô-dô até pararam pra aplaudir. Olhei desajeitada pra mesa da família: meu pai estava de cara amarrada, todo ciumentão (...)"

Aluno indica:
Vinícius de Carvalho Pereira
12 anos - 7º ano
E.E. Professor José Monteiro
Campo - Belo