O SAL DA TERRA
Beto Guedes
Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar...
Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir
Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...
A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da... Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã
Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...
Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...
Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra
Clique aqui para participar.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Linguagem Teatral e Práticas Pedagógicas
Quem assiste indica:
O professor Rinaldo - Campo Belo - assistiu ao vídeo TV Escola sobre Linguagem Teatral e comentou:
O professor Rinaldo - Campo Belo - assistiu ao vídeo TV Escola sobre Linguagem Teatral e comentou:
Salto para o futuro
Em 1990, recém saído do 3º ano, estava inscrito nas provas da EAD (Escola de artes dramáticas – curso técnico da USP) e das Artes Cênicas da Uni-Rio. Tinha em mãos uma lista de obras teatrais para estudar, umas 18, mas, salvo engano, só encontrei, na biblioteca da minha escola e na central, “O pagador de promessas”. Para a EAD, adaptei um monólogo deste texto de Dias Gomes e fui - tremi as pernas diante da banca e a voz não saiu. Na Uni-Rio nem viram a minha figura.
Hoje, 2011, nessas mesmas bibliotecas já temos obras de peso: “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal, tragédias e comédias gregas; textos de Plínio Marcos, Dias Gomes, Nelson Rodrigues, Osman Lins...; e eis que também chega, para nossos alunos e professores, o número 30 da caixa 05 do tv escola: o DVD “Salto para o futuro: Linguagem teatral e práticas pedagógicas”. Ah, se fosse 1990!
A capa do DVD, de cor cinza, não causa entusiasmo, mas o conteúdo são 05 episódios de uma série que traz um panorama do teatro brasileiro e do teatro mundial, desde Sófocles, passando por Shakespeare, até o “Teatro Oficina” do “Louco” Zé Celso. Com ótima direção, roteiro e edição, são imagens, textos e gestos que além de colorir o olhar, instigam a alma (o teatro embebe o ser humano no conhecimento de si mesmo).
Para alimentar nos alunos a paixão por esta arte, são melhores os três primeiros episódios: “O sentido do teatro”, “a linguagem cênica” e o “aprender e ensinar teatro”, pela qualidade das imagens que ilustram a fala de Bárbara Heliodora, Nicete Bruno e Sérgio Brito, entre outros motivos. Enquanto os episódios 04 e 05 têm por norte os educadores: são debates, em estúdio, sobre buscas para o sucesso do casamento da linguagem teatral e das práticas pedagógicas, sem, no entanto, as imagens que nos cativaram antes. Aqui, sugiro mais: assistam ao episódio 05 antes de assistir ao 04, pois aquele sustenta uma discussão que instiga mais do que este, depois, é só complementar.
Outros destaques da série:
Os trabalhos dos grupos Teatro da Laje e Nós do morro, do Rio; Cia de teatro Língua de Trapo e Via Sacra, de Planaltina (DF); e o Teatro do Oprimido trabalhado nas escolas, de 2007 a 2009.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
'LOBO NEGRO' E 'JOÃO E MARIA'
Quem lê indica
A aluna Karolayne, do 5º ano, EM Cônego Ulisses leu "João e Maria" e "Logo Negro e faz seu comentário:
A aluna Karolayne, do 5º ano, EM Cônego Ulisses leu "João e Maria" e "Logo Negro e faz seu comentário:
"Eu gostei muito dos livros "Lobo Negro" e o "João e Maria", desenhado por Taisa Borges, porque eles são de imagens e eu gosto muito de desenhos. Eu achei muito interessante porque a gente pode ler as histórias do nosso jeito e os livros me inspiraram a desenhar".
A aluna também fez uma ilustração:
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
A Fantástica Fábrica de Chocolates
A aluna Shellen, da EE Prof. José Monteiro - Campo Belo - MG, leu e indica a obra de Roald Dahl "A Fantástica Fábrica de Chocolate"
Comentário da aluna: "Este maravilhoso livro escrito por Ronald Dahl traz uma lição de vida onde um garoto muito pobre, chamado Carle, sonha conhecer uma enorme e misteriosa fábrica de chocolate. No entanto, pela pobreza, seus familiares acham impossível que o garoto realize seu sonho. Mas não é exatamente assim que essa história vai terminar!!!
domingo, 26 de junho de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
QUALIDADE DO ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS
A educadora Rosemeire leu e indica.
Vítor Henrique Paro, através de uma pesquisa de campo, vem mostrar e comprovar a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos, como colaboradores da tarefa de educar e estimular o sucesso dos pequenos.
"Grande parte do trabalho do professor seria facilitado se o estudante já viesse para a escola predisposto para o estudo. Se em casa ele tivesse quem o estimulasse a esforçar-se ao máximo para aprender". p. 16
CUIDADO, AFETO E LIMITES
A educadora Rosemeire, da SRE Campo Belo, leu e indica, tecendo o seguinte comentário:
Ivan Capelatto e José Martins Filho são dois médicos que, a partir de suas experiências, analisam o panorama da educação atual.
Será que a gênese do problema está na família.
Qual a contribuição da sociedade?
Qual a resposta dos jovens diante da atitude cuidadora?
"A maioria das pessoas acentua aí o aspecto econômico... acrescento uma variável fundamental que é o abandono precoce das relações afetivas. Essas pessoas não são amadas, não têm afeto" p. 71
Será que a gênese do problema está na família.
Qual a contribuição da sociedade?
Qual a resposta dos jovens diante da atitude cuidadora?
"A maioria das pessoas acentua aí o aspecto econômico... acrescento uma variável fundamental que é o abandono precoce das relações afetivas. Essas pessoas não são amadas, não têm afeto" p. 71
sexta-feira, 18 de março de 2011
SERÁ QUE ELE VEM?
Assinar:
Postagens (Atom)