sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Linguagem Teatral e Práticas Pedagógicas

Quem assiste indica:
O professor Rinaldo - Campo Belo - assistiu ao vídeo TV Escola sobre Linguagem Teatral e comentou:


Salto para o futuro
Em 1990, recém saído do 3º ano, estava inscrito nas provas da EAD (Escola de artes dramáticas – curso técnico da USP) e das Artes Cênicas da Uni-Rio.  Tinha em mãos uma lista de obras teatrais para estudar, umas 18, mas, salvo engano, só encontrei, na biblioteca da minha escola e na central, “O pagador de promessas”. Para a EAD, adaptei um monólogo deste texto de Dias Gomes e fui - tremi as pernas diante da banca e a voz não saiu. Na Uni-Rio nem viram a minha figura. 
Hoje, 2011, nessas mesmas bibliotecas já temos obras de peso: “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal, tragédias e comédias gregas; textos de Plínio Marcos, Dias Gomes, Nelson Rodrigues, Osman Lins...; e eis que também chega, para nossos alunos e professores, o número 30 da caixa 05 do tv escola: o DVD “Salto para o futuro: Linguagem teatral e práticas pedagógicas”. Ah, se fosse 1990!
A capa do DVD, de cor cinza, não causa entusiasmo, mas o conteúdo são 05 episódios de uma série que traz um panorama do teatro brasileiro e do teatro mundial, desde Sófocles, passando por Shakespeare, até o “Teatro Oficina” do “Louco” Zé Celso. Com ótima direção, roteiro e edição, são imagens, textos e gestos que além de colorir o olhar, instigam a alma (o teatro embebe o ser humano no conhecimento de si mesmo).
Para alimentar nos alunos a paixão por esta arte, são melhores os três primeiros episódios: “O sentido do teatro”, “a linguagem cênica” e o “aprender e ensinar teatro”, pela qualidade das imagens que ilustram a fala de Bárbara Heliodora, Nicete Bruno e Sérgio Brito, entre outros motivos. Enquanto os episódios 04 e 05 têm por norte os educadores: são debates, em estúdio, sobre buscas para o sucesso do casamento da linguagem teatral e das práticas pedagógicas, sem, no entanto, as imagens que nos cativaram antes. Aqui, sugiro mais: assistam ao episódio 05 antes de assistir ao 04, pois aquele sustenta uma discussão que instiga mais do que este, depois, é só complementar.
Outros destaques da série:
Os trabalhos dos grupos Teatro da Laje e Nós do morro, do Rio; Cia de teatro Língua de Trapo e Via Sacra, de Planaltina (DF); e o Teatro do Oprimido trabalhado nas escolas, de 2007 a 2009.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

'LOBO NEGRO' E 'JOÃO E MARIA'

Quem lê indica

A aluna Karolayne, do 5º ano, EM Cônego Ulisses leu "João e Maria" e "Logo Negro e faz seu comentário:
"Eu gostei muito dos livros "Lobo Negro" e o "João e Maria", desenhado por Taisa Borges, porque eles são de imagens e eu gosto muito de desenhos. Eu achei muito interessante porque a gente pode ler as histórias do nosso jeito e os livros me inspiraram a desenhar".

A aluna também fez uma ilustração: